Alexandre Santucci

5b89e-alexandre2bsantucci2bdescomplicando2bo2bvinho

Alexandre Santucci é natural de São Paulo, aquariano, psicólogo, ator, produtor, especialista em Marketing e pós-graduado em Artes Cênicas – Teatro e Medicina Psicossomática.

Entre seus irmãos foi o único que não seguiu a formação técnica, herança de seu pai, mesmo tendo se formado no nível médio em Escola Técnica  (Mecânica Industrial), praticamente nunca seguiu.

A carreira de escritor provavelmente nasce já na infância, marcada pela reconhecimento das questões humanas e pelos descobrimentos dos jogos inventados por ele mesmo, as representações de heróis quando compunha suas personagens e criava seus textos e vestimentas (quase sempre das sobras de costuras e de uma grande parte do couro de um sofá desmanchado). A disciplina e a busca pelo gosto estético e correto teve influência do voleibol (que praticou dos 11 aos 19 anos chegando a se federar e ser indicado à seleção paulista) e do Teatro (fez parte do grupo Teatro Mambembe em 1986).

A faculdade de Psicologia concorria com o trabalho (em Marketing, outra paixão). O que fazer? Unir as paixões até ali vivenciadas:
Tão logo termina a faculdade em 1994, demonstra grande interesse pelo Psicodrama e acaba por ingressar em alguns grupos de Teatro Espontâneo e Teatro Social, realizando diversas performances pelas ruas de São Paulo, por alguns anos.

“O divertido era sair do escritório, trocar de roupa dentro do carro, fazer a apresentação e voltar como se nada tivesse acontecido, rs, mas com a certeza de que àquelas pessoas que se apresentou foram tocadas!”

Só faltaria o vinho, pois Dionisio (ou Bacco) já estava presente.

Santucci, como é conhecido, está ligado ao vinho desde a infância. Difícil em uma família italiana faltar a bebida da confraternização e dos bons pratos. Evidentemente que foi só depois de adulto que seu interesse se consolidou, culminando na criação de um programa completo para conhecer e consumir vinhos: “Descomplicando o Vinho”. Traduzido nas mais diversas linguagens da comunicação: TV, Rádio, Palestras e Cursos, Descomplicando o vinho é sem dúvida, uma realização do Santucci, que foi um sonho durante muitos anos.

Bagagem adquirida: torna-se professor universitário (atividade que exerceu por cerca de 10 anos). Começou a dar aulas de Psicologia, Marketing e Vendas, Vinhos, mas sempre com uma grande pitada teatral. Parecia que o texto era só contexto mesmo, estava tudo ali, apenas travestido na formalidade das aulas acadêmicas.

Especialista e consultor de vinhos trabalhando, no mundo do vinho profissionalmente, desde 1994.
Teve passagens de sucesso dentro das maiores importadoras de vinhos finos do país, como Expand, World Wine -La Pastina, Mistral, Reloco (Devinum), dentre outras, nas áreas de Marketing, Marketing Estratégico,Vendas e Educação. Recebeu por dois anos o prêmio Prazeres da Mesa como uma das melhores cartas de vinho do país, pelo Restaurante Arábia.

É criador do blog Descomplicando o Vinho (desde 2005) e durante 6 anos colunista do 17º maior jornal do país: A Tribuna de Vitória (2010-2016).  Professor Universitário das cadeiras de Vinho e Serviço, Marketing & Vendas, Psicologia e Gestão de Pessoas, em instituições como SENAC, Anhembi Morumbi, FMU, Espaço Gourmet (Curitiba), dentre outros.

Foi apresentador do quadro “DESCOMPLICANDO O VINHO” no programa Central de Cultura, do programa Bomdi Vinho pela ClicTV UOL (www.clictv.com.br), além de ser palestrante para Enogastronomia e comportamento.
Em 2017, estreou o espetáculo corporativo “Wine Comedy” (que poderia ser “Entre Umas e Outras”, não fosse plágio, mas pela dinâmica do entretenimento.)
Em 2019 lançou a 2ª Edição do livro “Descomplicando o Vinho” e simultaneamente o livro “Sucesso é o Caminho – Empregabilidade no Século 21”, bem como a palestra “Por Trás da Marca” e o método para construção de marca pessoal.

 

 

 

 

 

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: