Expand 20 anos depois…

por Alexandre Santucci
Depois de um ano com muitas atividades, praticamente encerro com a série de palestras no evento

  “Feira dos Campeões” da Vejasp Comer & beber.  

Aproveito para registrar, pois, ao realizar as palestras me dei conta que o “Descomplicando o Vinho” ano que vem fará 18 anos – foi com uma brincadeira de que ele se tornaria maior de idade e poderia beber sozinho, por isso dei a ele um irmãozinho, o “Wine Comedy”…
Expand 20 anos há 20 anos!
O último job na Expand,
graças a ele comecei a escrever.
Mais da metade dos textos foram
escritos por mim. 
Pensando nisso, fui buscar meus registros, procurar história e descobri que então chamado “templo do vinho Domaine Sainte-Marie” não tinha nenhuma referência e mais, descobri que esse ano faz 20 anos que saí da Expand, essa a grande referência de vinhos no Brasil.
Há 20 anos, nessa época, estava para tomar uma decisão: sair da Expand (a maior e melhor importadora de vinhos daquela época) e do mundo do vinho, profissionalmente.
Por lá recebi grande parte do embasamento profissional e com certeza o grande pulso para conhecer, conversar e aprender com o vinho.
Fui gestor, vendedor, marketeiro, carregador, embalador, garçom, aprendi sobre alta gastronomia, conheci o trabalho dos grands chefs, trabalhei com Emmanuel Bassoleil, Daniela Gorski, produtores internacionais e nacionais como a família Miolo, Valduga, Geise, e ainda tive o privilégio de organizar eventos com os nomes mais brilhantes daquela época e até hoje, como Saul Galvão, Manoel Beato, Carlos Cabral, Renato Frascino, Sérgio de Paula Santos, Jorge Lucki, e muitos mais….
Um troféu! 
Guardo com muito carinho, 
algo como o primeiro reconhecimento
 do trabalho que vinha fazendo.
Essa exposição aliada a uma curiosidade que sempre me acompanhou percebi o quanto poderia e ainda pode/deve ser feito pelo vinho no Brasil.
Saí e dois anos depois estava de volta, com outras bagagens e pronto para iniciar o que mudaria de vez minha carreira: “Descomplicando o Vinho”, esse que no próximo ano completará 18 anos!
O vinho me trouxe aqui…
Tenho usado essa hashtag, nascida da brincadeira que faço no show Wine Comedy, mas que de fato foi uma virada na forma de encarar muitas coisas e da possibilidade de conhecer coisas, culturas e muita gente interessante!
Gosto da ideia de sermos parecidos com o vinho, de evoluirmos, de nascermos da videira, e pelo nosso fruto conhecemos a verdade.
20 anos depois dessa decisão importante, o que posso fazer? Agradecer e perceber que o ritmo aos 20 é bem diferente que aos 40…
E o vinho me trouxe aqui!

#ovinhometrouxeaqui #descomplicandoovinho #santucci #dv7

Publicado por Alexandre Santucci

Escrevo, comunico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.