Uma Paixão Nacional, Destaque Mundial?!

Meu apreço pelo vinho nacional não é de hoje, em meu livro reúno dados históricos compilados de fontes diferentes e levo uma informação, apesar de já um pouco desatualizada ainda com bom teor. Bom teor, sim e com belas novidades!
foto: Mikaela Paim
Recentemente estive visitando duas vinícolas (e vale muito a pena as visitas), uma no interior de São Paulo; a Guaspari (recentemente condecorada com a medalha de ouro da *Decanter World Wine Awards 2017, pelo seu Syrah Vista do Chá 2014)  e outra em Minas Gerais; a Casa Geraldo.

É curioso como não nos atentamos ao tempo, quando começamos a falar dos vinhos no nordeste muitos torceram o nariz, referindo-se a fato que seria “praticamente impossível” produzir um vinho de qualidade em uma região que daria duas safras por ano.  Hoje quase 20 anos depois temos vinhos bem particulares, interessantes e muito bem feitos, caso da linha paralelo 8 da vinícola Rio Sol. Falei do tempo, pois a região onde se encontra a Casa Geraldo é uma das mais antigas produtoras no país, no entanto o apelo dos vinhos de mesa, mais comerciais quase que sucumbiram a região como produtora de vinhos.
Outra curiosidade é como não vemos o óbvio, o Nordeste é um dos celeiros de frutas do mundo graças exatamente às condições climáticas e ao propicio controle de irrigação. A uva pede pouca água, o café também, assim tanto no nordeste, sul de Minas, interior de São Paulo e Goiás o entendimento é “apenas” (bem entre aspas) de enxergar esse óbvio.
Nesses casos o entendimento, o conhecimento trouxe luz ao desenvolvimento orgânico  da fruta mesmo que alterando seu processo de amadurecimento, invertendo seus períodos de poda e consequentemente o momento da colheita. 

Ao que interessa e o que se bebe, posso destacar que são belos vinhos em franco desenvolvimento, destaque para os espumantes, principalmente Moscatel e os tintos da uva Syrah, coincidência ou não, vale para o nordeste e o sudeste.

* Veja aqui todos os vinhos brasileiros premiados na edição.

Publicado por Alexandre Santucci

Escrevo, comunico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.