Filhos orgulhosos, Pais Presenteados!

Essa semana, depois de muito tempo, coloquei o Descomplicando o Vinho no instagram, ainda preciso aprender a lidar bem com essa rede social, mas o interessante e coincidente é que isso se deu neste período que antecede o dia dos pais e por diversas razões acabei escolhendo um imagem para representar a data. 

A imagem é a famosa e brilhante foto do criador do fotojornalismo Henri Cartier-Bresson chamada “Rue Mouffetard Paris (1954)” que retrata um garoto carregando duas garrafas magnum (1,5 lt) de vinho com o sorriso de orgulho.

Já havia usado essa foto algumas vezes, inclusive estampou a capa da minha primeira apostila dos cursos que ministrei, mas sabia muito pouco a respeito da imagem captada.
Em resumo, a imagem retrata uma época pós-guerra em uma rua de um bairro operário de Paris. Nessa época o vinho também era vendido a granel, preenchendo vasilhames de vinhos, essa prática se dava em armazéns e até em pequenos caminhões. Eram vinhos baratos, semelhantes aos que chamamos aqui de vinho de garrafão.  Sobre o vinho tem uma curiosidade bem interessante: a garrafa da esquerda (ou a na mão direita do garoto) tem uma inscrição “12” isso quer dizer que o vinho original era um “amélioré” – refere-se ao teor de álcool de 12% (ocorre que na França dessa época os vinhos ordinários chegavam a 11% e esses “amélioré”, ou melhorado, atestavam qualidade superior com essa marca “12”).
Sobre a foto, outra curiosidade: o menino chama Michel Gabriel com 7 anos na foto, conta-se que Bressan e Michel mantiveram contato e quando ele fez 50 anos Bressan entrou na festa com duas garrafas de vinhos embaixo do braço, repetindo a imagem.

A máxima que Bressan carregou e que imortalizou seu trabalho foi a de Jean-François Paul de Gondi (1613-1679), cardeal de Retz, segundo o qual “não há nada no mundo que não tenha o seu momento decisivo”. Esse momento decisivo ele aperfeiçoou para “instante decisivo”.

Como uma imagem pode nos significar tantas coisas?
Cada um tem seu momento decisivo, aquele que temos o estalo e seguimos, eu escolhi esse momento, essa imagem para homenagear nossos pais e mesmo que o meu já tenha partido, acredito que além dos vinhos que possamos carregar, o melhor presente que um pai pode ganhar é como o desse menino e  sua expressão cheia de alegria e orgulho, sua postura confiante de alguém que se sente importante, fruto da confiança de seus pais.

Um feliz dia dos Pais!

Publicado por Alexandre Santucci

Escrevo, comunico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.