Ciúme do Fantasma da Ex Dele

 

“Começo dizendo que te procuro por não saber mais a quem recorrer. Namoro há 3 anos, temos um bom relacionamento, mas vira e mexe me lembro de duas “ex”dele. E olha que nem chegaram a ser namoradas. Com uma, ele ficou um tempo e a outra, ele só deu um beijo, mas ela era apaixonada por ele. Ele guardava uma foto da primeira, que fiz jogá-la fora, por causa do meu ciúme. O que me dói de verdade é saber que isso
machuca a mim e a mais ninguém. Tenho sofrido muito, já conversei abertamente com ele sobre isso, ele sabe da minha vontade em não pensar mais no assunto, porém, é quase impossível.

Não sei se há algum trabalho, tratamento para isso, ou, terei que me libertar sozinha. Mas por favor, se houver, me indique, para que possa melhorar. Desde já agradeço a atenção, e peço que, se de alguma forma puder me ajudar, serei muito grata.”


Bom querida, já abordamos esse assunto aqui antes, mas percebo o seu clamor, seu pedido de ajuda.
Veja bem, esse é um assunto é de auto-estima que se trata com uma nova atitude, reprogramar nossa conduta.
Muitas vezes não conseguimos sozinhos,
precisamos de acompanhamento de um especialista. 


A ideia é fortalecer nosso sistema, exatamente como fazemos com nossos músculos em uma academia, só que nesse caso você vai fortalecer os conceitos e sentimentos que tem sobre você mesma. 
Assim como os músculos, você pode começar sozinha, é como fazer uma dieta primeiro e junto se exercitar. Nessa medida a sua dieta tem a ver com o juízo que você faz de você mesma, olhar para dentro de você, se encarar ver os “quilos” que estão sobrando e atacar.

Atacando o ponto principal.

Olhe para seu ciúme: ele tem alguma raiz verdadeira? Faz algum sentido? Se você reagiu a essas perguntas com dúvida então a resposta é não. Sendo não procure esquecer, evitar, é como uma pessoa que evita refrigerante na fase da dieta, simplesmente corte o que te ataca pela raiz. Aí você me pergunta como evitar, mude o assunto quando ele aparecer. 

Gosto de repetir intimamente uma frase quando estou nessa situação:
“Sai de mim pensamento ruim”…
Agora se você respondeu a alguma das perguntas acima com um sim – seco, então é hora de repensar seu relacionamento, pois seu namorado está te dando motivo para isso, aí é hora de ver se vale a pena estar com alguém que te traga insegurança.

Veja, não me parece isso, mais me parece que é seu,
são seus próprios fantasmas, uma obsessão, como mulheres magérrimas que acreditam estarem gordas e marcar uma lipoaspiração – é perigoso e prejudicial!
 
Mas voltando, se você concorda que não existe motivo, supere-a, esqueça esse sentimento e passe a segunda fase, que é a do treino, a musculação do sentimento:
Inicie atividade suas, próprias, algo que te traga muito prazer, dançar, cantar, academia.
Procure em você aquilo que você gosta muito, se olhe no espelho, se ache a mais linda do planeta, se coloque pra cima, se afaste de pessoas depressivas, das pessoas que falam mal,
ou que toque em assuntos indesejáveis nesse momento. (Veja bem, essas fases são para te deixar segura, uma hora você estará pronta para viver melhor, estará “blindada” para as opiniões das pessoas, criticas, mas com o discernimento necessário para encarar o que é teu e o que não é).

Finalizando, se dê a chance de ver seu namorado como ele é, e não como você o imagina, assim você derruba sua ansiedade e passa a viver a vida como ela é.

Se solte e viva intensamente suas atividades, procure sempre os caminhos seguros, aqueles que você conhece, e dentro deles se solte, se dê o direito de conhecer o novo….
Fique Bem!
 
Alexandre Santucci
Psicólogo
 
Envie suas perguntas para  SeR no Divã (sernodiva@gmail.com), seu nome não será publicado.
 
Publicado no SeR em 01 de Julho de 2010 18:26

 

Publicado por Alexandre Santucci

Escrevo, comunico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.