Sou muito Egoísta…

 

“Tenho 38 anos, minha esposa 40, não tive muitos relacionamentos na vida e este é meu primeiro casamento, estamos juntos a 8 anos, e tenho um sério problema de demonstrar meus sentimentos , acredito que por conta de uma paixão antiga que passei,e que de repente tenho medo de sofrer o que sofri antes, mas neste caso é diferente.
Minha esposa diz que sou muiiiiito egoista e que só penso em mim mesmo que não a vejo como minha esposa realmente, reclama que não demonstro a ela que a amo de verdade, sim, a amo de verdade, mas como fazer para demonstrar, como fazer para que ela acredite??
Temos um filho juntos, ela tem uma menina de outro relacionamento que não é o pivô de nada, a vejo como minha própria filha, a questão maior é realmente a dificuldade de expressar meus sentimentos, e fazer com que ela se sinta de forma pela minha esposa.
Ela reclama também da questão financeira, que não tem uma conta corrente, nenhuma conta em seu nome, ou seja ela diz que não se sente como minha esposa, que eu a vejo apenas como minha empregada e como minha amante.
Reconheço que erro em muito, preciso mudar , mas admito que não sei como faze-lo, tenho receio em que esta situação descambe para a separação.
Caso alguém queria comentar fique a vontade, obrigado.”– Beto-MT
 
Caro Beto (fico contente quando se identificam, assim fica mais pessoal),
Olha a primeira coisa que precisa ficar clara: o amor é ESCOLHA, se você se decide ter uma ALIANÇA honre esta aliança até o final – Em alguns casos realmente se torna muito difícil, mas na maioria basta que corrijamos o rumo.
Se você parte da escolha de manter seu relacionamento, sua aliança com alguém o segundo passo é se dedicar a essa pessoa e procurar fazer dela a pessoa mais feliz do mundo.
Passando os olhos pelo seu texto alguns pontos me chamaram atenção:
1) Uma paixão antiga – Às vezes nos apegamos a determinadas coisas ou sentimentos com receio de que o futuro não será bom, a bem da verdade o que temos receio é daquilo que não conhecemos. Ora, mas não é do futuro, do novo, que conquistamos coisas? Então Beto abra mão desse passado, se perdoe por não ter dado certo e siga adiante, o que passou te serve como referência, mas o que vale é o que você está vivendo.
2) Sua esposa te acusa de egoísta e você se sente culpado e sente medo, por não conseguir demonstrar amor por ela e parece que se afunda ainda mais nessa culpa.
3) Não conseguir demonstrar seus sentimentos, muito provavelmente pela mesma razão acima.
 
Com tudo exposto Beto, acredito que você e sua esposa estão falando línguas diferentes, vocês se amam, mas não conseguem se expressar e aí vem a tona uma serie de palavras, pensamentos e sentimentos negativos.
 
Sugiro o seguinte:
Nos próximos dias faça algumas tentativas e veja como ela reage:
Durante uma semana, procure mudar sua rotina tente passar mais tempo com ela, escolha um período que você se dedique exclusivamente a ela, durante o jantar, ou num passeio – dê a ela uma atenção que você não dá normalmente. Convide-a para sair só vocês.
Acredito muito que sua esposa quer que você passe um tempo realmente com ela, se ela demonstrar mais carinho com você, reparar nesse ato essa provavelmente é a linguagem dela.
Se você fizer isso acima e não der resultado, na semana seguinte procure fazer a mesma coisa e adicione a esse comportamento o ato de dar presentes (não precisa ser nada caro). Dê algo que você sabe que ela gosta, ou surpreenda: Flores, chocolate e joias funcionam bem, mas as vezes um bilhete com palavras de carinho costumam funcionar muito bem…
Lembre-se que quando começar a funcionar, continue esse é o segredo do relacionamento entender a língua do outro e praticar.
Depois precisamos saber qual é a sua linguagem para que ela fale com você de coração para coração.
 
Beto, espero sinceramente que vocês fiquem BEM e JUNTOS.
Alexandre Santucci,
Psicólogo
 
Envie suas perguntas para  SeR no divã (sernodiva@gmail.com), seu nome não será publicado.
 
Publicado no SeR em 17 de Dezembro de 2009 17:09

 

Publicado por Alexandre Santucci

Escrevo, comunico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.