Dicas de Consumo

Dicas de Consumo

Hoje tinha um fórum na comunidade que criei, Descomplicando o vinho, sobre a questão de como comprar um bom vinho. Segue abaixo minha resposta.

Não que não exista o melhor vinho, mas isso é uma opinião pessoal…

Eu costumo falar, nos cursos e palestras, que para escolher um bom vinho é preciso treino, mas um indicativo para quem está com dúvida é o preço, o vinho é talvez um dos produtos que mais faz valer essa relação.
Quanto a isso não se deixe enganar, apenas contribuindo: um vinho chileno de R$ 30,00 não cabe numa relação com um vinho francês do mesmo preço, pois são produtos diferentes, com certeza. O equivalente francês custa +ou- o dobro, é uma questão econômica – Argentina e Chile tem taxas de importação, além do frete, bem inferiores a Europa e o resto do mundo do vinho. Mantenha isso em mente!

Digo também que, na dúvida, opte pelos chilenos, posto que muitos produtores e maioria dos produtos que chegam aqui fazem vinhos para o mercado internacional, com “paladar” internacional, que normalmente acaba agradando muita gente – aí o melhor é o cabe no seu bolso.
Quanto à Argentina é o segundo país nessa relação, mas eles ainda conservam seu caráter e identidade – DICA: Mendonza faz vinhos mais encorpados e frutados, Patagônia, vinhos mais elegantes e de nuances.

Quanto ao atendimento em lojas especializadas e supermercados, muitos profissionais são novos nesse trabalho e acabam empurrando produtos, no entanto eles foram treinados e vale a pena pelo menos trocar idéias, e por vezes você pode até encontrar alguém que realmente entende o que você quer.

Finalizando, a questão da borra e a devolução, alguns vinhos não filtrados, tem, os mais velhos também tem e sobre a devolução: se faz pelo vinho oxidado – avinagrado – ou vinho passado: brancos (quando não Borgonha gran Cru) amarelo ouro e tintos cor atijolada (quando não envelhecidos) ou aroma (fantástico) de vinho do porto.

O Demais é só prazer, experimente, tente um vinho diferente.

Salute!
Santucci

Um comentário em “Dicas de Consumo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: